Monday, October 7, 2024

Matemática uma questão que é simples parece até que português é matemática

 Maria, Júlia e Carla dividirão R$ 72.000,00 em partes inversamente proporcionais às suas idades. Sabendo que Maria tem 8 anos, Júlia,12 e Carla, 24, determine quanto receberá quem ficar com a maior parte da divisão.

A) R$ 36.000,00

B) R$ 60.000,00

C) R$ 48.000,00

D) R$ 24.000,00

E) R$ 30.000,00

Diretamente proporcional quer dizer que quando uma grandeza cresce a outra cresce e é uma razão por que você cancela mas isso é uma matéria longa, e diretamente proporcional quer dizer que quando uma cresce uma decresce, a dificuladade é saber o que é uma razão e uma multiplicação e eu vou explicar por que a razão parece com uma multiplicação.
Maria - 8anos; Júlia - 12; Carla - 24.
inversamente proporcional é Maria/8 = Júlia/12 = Carla/24, mas não voe eu não tenho nenhum desses valores eu tenho o total deles: 72.000,00
Se eu tenho que que esses dinheiro será dividio entre elas ele é o total por que no fim somado tuo que elas receberam dará 72.000, tú perguntas por que tu me disses? Por que foi a linha do meu raciocínio, só por isso, mas eu não posso escrever assim: M/8+J/12+C/24 = 72.000, está errado o certo é assim:
x/8+x/12+x/24 = 72.000 -> então é uma multiplicação uma eu usei uma razão num foi? Por que a razão é para elas mas não para as partes, então todas as partes são o total 72.000 outra forma muito popular é soma todas as partes e dividir e comparar, mas essa está certa só não é o que as pessoas ensinam por que essa é a matemática crítica e não a fórmula, então, botando todo mundo na mesma razão um m.d.c, será que todo colégio ensina isso, então o lado das incógnitas todo mundo sobre a mesma razão:
(3x+2x+x)/24 = 72.000; -> Note-se que eu teria 3 incognitas mas elas estão em uma razão então eu simplifico a uma mesma incógnita e aplico direto numa equação, que se direta ou inversamente eu tenho que ter em mente como cancelo para torná-las passíves de uma igualdade, para a regra de 3, continuando:
Somo do lado esquerdo todos numeradores e passo o denominador multiplicando para o lado direito->
6x = 72.000x24; a matemática pode ser discursiva; aí passamos o multiplicador de x para a direita dividindo e teremos: x = 72.000x4 eu não vou multiplicar por que eu vou economizar um cálculo por que eu vou cortar com o resultado, isso é só uma forma de ser mais rápido e fazer menos esforço; o que eu quero é saber do maior valor então se tudo é uma razão então só pode ser o que o divisor é menor e entre 8,12 e 24 é o 8: Maria : x/8 = 72.000x4/8 = 72.000/2 = 36.000.
Rute Bezerra de Menezes Gondim

No comments:

Post a Comment